quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

RESPOSTA DE GOETHE À CARTA DE MÁRCIO SANTANA DO DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2013




        “Prezado M. estou certo de que somente o amor ainda pode tornar o homem necessário neste mundo.  Uma serenidade maravilhosa apoderou-se de todo o meu ser, algo semelhante ás doces manhãs de primavera que venho saboreando intensamente neste jardim de eternidades. Estou sozinho agora, e felicito-me por viver neste lugar, feito para almas como a minha. Sinto-me tão feliz, meu caro amigo, ando tão inteiramente absorto no sentimento de uma existência tranqüila, que minha arte sofre com isso. Seria incapaz de desenhar agora um simples traço a lápis e, apesar disso, nunca fui tão excelente pintor. Meu amigo, se o dia começa a raiar em minha volta, se o mundo que me cerca e o céu inteiro descansam no meu peito como a imagem de uma bem-amada, então suspiro e digo para mim mesmo: “Ah, caso pudesse se exprimir, caso pudesse passar para o papel  o que em você sente viver com tanto ardor e tamanha abundancia, de forma que ali estivesse o espelho de sua alma, como a sua alma é o espelho de Deus Infinito!...” Ah, meu amigo, mas me sufoco, esmoreço diante da magnitude dessas visões...”

Com amor,

Wolfgang Goethe

Nenhum comentário:

Postar um comentário